top of page

NOSSA HISTÓRIA

A Congregação Israelita de São Paulo, Templo Beth-El, foi fundada em 1926 pelas famílias Klabin, Lafer e Kauffmann, junto a outras famílias judias vindas da Europa Oriental. Foram homens e mulheres que deixaram um legado de perseverança para a preservação do judaísmo.

A primeira sinagoga, que ficou conhecida como “O Templo”, foi construída na Rua Martinho Prado, no centro de São Paulo. Desde então, a Beth-El sempre foi respeitada e admirada. Seu legado é o nosso suporte para trilharmos novos caminhos.

Em 2011, a Beth-El cedeu o edifício do Templo para a instalação do primeiro Museu Judaico de São Paulo. Em 2012, sob a liderança da família Feffer, com antigos e novos frequentadores, foi inaugurada a nova sede, na Rua Caçapava, no Jardim Paulista. O Rabino Yehuda Gitelman assumiu a liderança espiritual da Beth-El e comandou um crescimento consistente e seguro. Mas era só o começo.

Em 2019 o Rabino Uri Lam assumiu a liderança espiritual da Beth-El. Sob sua orientação, em parceria com o Conselho, a Diretoria, voluntários e a equipe profissional, a Beth-El vem expandindo suas atividades no dia a dia, ao mesmo tempo em que avança no que diz respeito a equidade, pertencimento e inclusão.

Atualmente nossas atividades são coordenadas por sete diretorias: Práticas Religiosas e Espiritualidade; Educação; Ação Social e Hospitalidade; Juventude; Comunicação; Patrimônio; e Financeiro.

Uma das marcas da Beth-El é a qualidade musical dos serviços religiosos. A kavaná (intenção espiritual), a espiritualidade, alegria e paz transmitidas pelo rabino e equipe litúrgica são um dos pilares da Congregação.

FachadaAntiga2.jpg
bottom of page